Aguarde, carregando...

Voltar para a catálogo

NR 35 - TREINAMENTO PARA TRABALHO EM ALTURA

Imagem NR 35 - TREINAMENTO PARA TRABALHO EM ALTURA

NR 35 - TREINAMENTO PARA TRABALHO EM ALTURA


O que fazemos?

O que é a NR 35?
É uma norma regulamentadora, que versa sobre padrões de segurança para o trabalho em altura, ela garante que nenhum trabalho coloque em risco a vida e a integridade dos funcionários. Por isso, padrões regulatórios foram desenvolvidos para fazer cumprir esta garantia.

Como é feito o treinamento de NR 35?
Um treinamento NR35 utiliza recursos interativos, como vídeos, simulações, estudos de caso e exercícios práticos. Esses elementos permitem que os participantes tenham uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e envolvente, aumentando a retenção do conhecimento e o interesse no conteúdo

Qual a portaria que regulamenta a NR 35?
A nova redação da NR 35 foi dada pela Portaria MTP nº 4.218, de 20/12/2022, e fixou duas etapas para a sua entrada em vigor: A primeira etapa terá início em julho e abrangerá o corpo da norma, bem como os Anexos I (Acesso por cordas) e II (Sistemas de Ancoragem);

Quais os riscos da NR-35?
Toda atividade executada pelo trabalhador acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”. Assim, no caso de operar em alturas acima dessa referência, o empregador deverá seguir as diretrizes da norma para segurança dos colaboradores envolvidos.

O que é considerado trabalho em altura?
Conforme dispõe a NR 35, para que a atividade executada seja considerada trabalho em altura, é necessário estar acima de 2 metros do nível inferior onde há risco de queda.

Qual carga horária para NR 35?
O curso básico NR-35 possui carga horária de 08 horas, pode ser realizado no local de trabalho ou centro de treinamento especializado e prepara o profissional para executar o trabalho em altura, conforme a lei prevê.

Qual o limite de idade para trabalho em altura?
O trabalhador deverá possuir idade entre 21 e 45 anos e biotipo adequado. 2) Ser especializado no trabalho em que for executar, bem como estar familiarizado com os equipamentos inerentes ao serviço.

Quem trabalha em altura tem direito à salubridade?
Não, o fato de trabalhar em altura, mesmo nas situações que o trabalhador não recebe EPIs e treinamento para o labor em altura, não é devido o adicional de insalubridade ou periculosidade.

Quais são os outros riscos adicionais ao trabalho em altura?
O trabalho em altura envolve diversos riscos, não só o de queda, mas diversos como choque elétrico, riscos derivados de trabalho em espaços confinados, dentre muitos outros que irão variar de acordo com a ocupação.

Entrar em contato

Para saber mais, envie uma mensagem

Enviar Mensagem
Chame no Whatsapp