Aguarde, carregando...

Voltar para a catálogo

NR 33 - TREINAMENTO PARA TRABALHA EM ESPAÇO CONFINADO

Imagem NR 33 - TREINAMENTO PARA TRABALHA EM ESPAÇO CONFINADO

NR 33 - TREINAMENTO PARA TRABALHA EM ESPAÇO CONFINADO


O que fazemos?

Qual a base legal ?

A norma NR 33 foi publicada no diário oficial da União no dia 28 de dezembro de 2006, sob a portaria MTE nº 202, para regulamentar o trabalho em espaço confinados. A final, os espaços confinados estão entre os trabalhos que mais apresentam riscos para os trabalhadores.

 

Qual a importância de treinamentos o colaboradores que realizam trabalho neste tipos de ambiente?

Esta norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta e indiratamente nesses ambientes considerados perigosos.

Onde mais a norma é aplicada ?

Esta norma se aplica muito em serviços com ambiente de dificil acesso, como  água, esgoto, eletricidade, telefonia, construção civil, siderúrgica, metalúrgica, agroindustria, agricultura especialmente aos que envolvam obra, reparos, manutenção, limpeza, resgate  e salvamento.

Quais os principais tipos de espaços confinados ?

Tanques (de água e/ou esgoto), Dutos, Chaminés, Moinhos industriais, Reatores;
Fossos,Tubulações; locais de dificil acesso para realização de serviço.

De que forma o treinamento de NR 33 protege os trabalhadores?

Determinando as medidas técnicas de prevenção que visam proteger o trabalhador, tais como: manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização das atividades e monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os funcionários irão realizar diversos tipos de tarefas.

Quais são os riscos de um trabalho corre em um espaço confinado sem ter tido nem um tipo de treinamento ?

O trabalhador poderá enfrentar  ruído, calor, radiações não ionizantes e umidade são encontrados com frequência nos espaços confinados. A presença de contaminantes e a deficiência de oxigênio (O2) podem provocar a intoxicação, asfixia simples ou química e, eventualmente, a morte.

Qual a responsabilidade do empregador neste procedimento ?

Segundo a NR-33 (item 33.2.1): Identificar formalmente o responsável técnico desta norma, assim como identificar espaços confinados e riscos para cada um deles.

Qual o período de duração de um treinamento de espaço confinado ?

Todos os trabalhadores autorizados, Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.

Entrar em contato

Para saber mais, envie uma mensagem

Enviar Mensagem
Chame no Whatsapp